quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PROTEGER O AMBIENTE!


PORQUE AJUDAR A PROTEGER O AMBIENTE?
Porque a nossa vida, o futuro dos nossos descendentes e do mundo dependem de um Ambiente saudável, que acontece através de um desenvolvimento natural e sustentável - Porque é moralmente correcto e ético fazê-lo. Respeitar toda a vida, seja animal, vegetal e mineral, é demonstração do desenvolvimento de conhecimentos, compaixão e sabedoria espiritual - Porque fazemos parte da Natureza e destruí-la equivale a uma autodestruição, aniquilação da Humanidade e da vida no planeta - Porque estando bem informados, para além de ajudarmos o mundo e os seus habitantes, poupamos imenso dinheiro, melhoramos drasticamente a nossa saúde e preservamos o futuro do planeta.

SUGESTÕES INDISPENSÁVEIS QUE PODE FAZER PARA AJUDAR:


POUPAR ENERGIA: Desligar as luzes e quaisquer equipamentos que não precisa de utilizar - Ver televisão apenas quando necessário e desliga-la sempre, não a deixando em “stand-by” - Desligar o monitor do seu PC sempre que ficar vários minutos sem o utilizar e desligar totalmente o seu computador sempre que não o utilizar - Comprar apenas lâmpadas e aparelhos electrónicos de baixo consumo energético, pois são mais económicos, eficientes, duráveis e amigos do ambiente - Poupar gás o mais possível, não ligar bicos de forma desnecessária e reduzir a intensidade das chamas - Desligar da tomada os carregadores, transformadores e outros aparelhos de consumo continuo (sem botão de desligar) - Tentar utilizar dínamos para produzir energia.

ENERGIAS ALTERNATIVAS: Utilizar veículos (híbridos ou não) e aparelhos mecânicos/electrónicos que utilizem a energia metabólica, solar, eólica, hidroeléctrica (de pequena escala), biomassa, geotérmica, biogás, biodiesel (de pequena escala), das marés ou outros tipos de energia menos prejudiciais ao Ambiente – No carro pode instalar um sistema de gás (1500 euros) ou em Diesels utilizar óleo de fritar como combustível.


POUPAR ÁGUA: Tomar duches de poucos minutos e não banhos de imersão - Fechar sempre as torneiras quando não precisar de água - Captar e armazenar a água que usa para a reutilizar, por exemplo, para a sanita, regar ou lavar o que for necessário - Minimizar a descarga do seu autoclismo para evitar enormes desperdícios de água - Utilizar sistemas de rega que sejam mais eficientes (gota-a-gota, etc).

REDUZIR A POLUIÇÃO: Não fumar - Não fazer fogos e sobretudo não queimar produtos tóxicos (borrachas, plásticos, etc) mas sim recicla-los - Não deitar lixo para o chão - Não despejar nenhum tipo de óleo ou produtos tóxicos ou perigosos para a rua, os esgotos ou para o lixo, colocar em garrafas e entregar em centros de tratamento - Não deitar detritos não biodegradáveis para a sanita – Não utilizar nenhum tipo de pesticidas ou adubos químicos (que têm impactos muito negativos), empregando apenas métodos naturais como a compostagem – Entregar medicamentos e suas embalagens nas farmácias – Evitar usar pilhas, utilizar apenas as recarregáveis - Tentar excluir todos os diferentes tipos de produtos químicos que utiliza em casa e fora dela, substituindo-os por produtos naturais (limão, vinagre, etc) ou com componentes menos poluentes e biodegradáveis – Comprar sabonetes em barra, champôs, pasta de dentes, detergentes entre muitos outros produtos, que sejam 100% naturais (vegetais) ou biodegradáveis, menos prejudiciais ao Ambiente e à nossa saúde (compre ou peça mais informações em lojas de produtos naturais) - Não utilizar o ar condicionado porque destrói a camada de ozono - Não utilizar latas de spray porque, lançando no ar gotículas de químicos, prejudicam o Ambiente e a saúde – Utilizar tintas livres de produtos tóxicos ou à base de água e/ou plantas.


OS 5 R’S : 1- REPENSAR: É fundamental não comprar coisas supérfluas mas somente o absolutamente necessário de forma a salvaguardar ao máximo os recursos naturais, para além de reduzir muito as despesas monetárias » 2- REDUZIR: Não comprar produtos contendo várias embalagens - Não comprar ou utilizar nenhum tipo de produto descartável, utilizar lenços, guardanapos e fraldas (etc) de pano - Ao fazer compras levar sempre sacos, de tecido de preferência - Não comprar jornais e revistas (ou outros) de forma a diminuir a necessidade de papel e haver menos florestas destruídas. Se precisar de informação poderá ir a uma livraria de livros usados, a uma biblioteca que tem sempre os jornais do dia, pedir emprestado ou utilizar a Internet - Não comprar apenas porque está na “moda” ou por ser mais “giro” (CD’s, telemóveis, roupa, etc) - Reduzir ao máximo a utilização de plásticos (lojas/mercados, etc), materiais muito prejudiciais à Natureza » 3-REUTILIZAR: Reutilizar sempre os sacos de plástico ou utilizar sacos de pano - Comprar livros, roupas, móveis, carros ou outros produtos em 2ª mão » 4-REPARAR: Utilizar o mais possível os aparelhos electrónicos que tiver, reparando-os quando estes se avariarem – Procurar reparar o calçado, vestuário e mobiliário que tenha ou adaptá-los a novos estilos – Procurar fazer uma boa manutenção da sua viatura ou de outros equipamentos que tenha » 5- RECICLAR: Reciclar todo o papel, papelão, vidro, embalagens, Tetra Pak, plásticos, lâmpadas, esferovite, metais, pilhas, madeira, tecidos, equipamentos electrónicos (telemóveis, computadores, etc), tinteiros e outros materiais que tiver em casa ou fora dela, limpando e separando-os primeiro.

SUSTENTABILIDADE: Não apanhar ou danificar flores e outras plantas nas ruas e no campo -
Durante o ano individualmente ou com mais pessoas, encontrar e cultivar sementes de árvores e outras plantas nativas (ver portugal.infonature.org ) na sua casa ou outro local, para depois serem plantadas em zonas destruídas pelos fogos e/ou com pouca vegetação – Aprender e utilizar técnicas alternativas mais éticas, naturais e ecológicas sobre: agricultura biológica, permacultura, bio-construção, auto-suficiência, cozinha vegetariana, faça-você-mesmo, sistema económico PROUT, educação alternativa para crianças (Waldorf, etc), etc.


FAZER COMPRAS: Ler sempre os rótulos - Evitar comprar produtos não biodegradáveis - Fazer compras utilizando o sistema de Comércio Justo e/ou Cooperativo, evitando as grandes empresas - Comprar produtos biológicos (sem químicos) e outros de produção local ou nacional - Dar a outros aquilo que não precisa e procurar quem tenha e não queira, aquilo que você precisa, trocando em vez de comprar (Trocal) - Comprar papel e outros produtos que sejam reciclados, recarregáveis, etc - Não comprar vestuário derivado de animais (peles, couro, seda, lã, etc), optar por tecidos vegetais e biológicos (algodão, etc) - Não comprar madeira exótica, apenas madeira reciclada ou certificada – Não comprar produtos testados em animais (ver http://www.caringconsumer.com/).

TRANSPORTES: Economizar gasolina e dinheiro ao andar sempre de pé, de bicicleta ou de transportes públicos - Se tiver um carro, entregar os óleos, pneus, baterias e outros materiais da viatura em centros próprios para serem tratados e reciclados, não os despejar num local qualquer - Se comprar uma viatura, compre em 2ª mão e escolha uma que seja económica - Não utilizar ar condicionado na viatura - Não fumar dentro ou fora do carro, se fumar não deitar beatas para o exterior – Sempre que possível combinar a partilha do automóvel ou dar boleia a outras pessoas.


ENTIDADES: Boicotar todas as empresas que sejam responsáveis pela exploração ou morte de pessoas, poluição e destruição do Ambiente, pela exploração, tortura e/ou carnificina de animais .
- Fazer pressão junto aos governos e empresas para que estes tomem medidas sérias para a protecção ambiental, animal e humana, avisando-os de que só comprará produtos que sejam éticos, naturais, biológicos, biodegradáveis e amigos do ambiente – Algumas horas por semana fazer voluntariado e/ou activismo, ser sócio ou dar donativos para organizações de apoio e protecção ao Ambiente, Direitos dos Animais e de Direitos Humanos.

A MUDANÇA COMEÇA EM CADA UM DE NÓS“SEJA A MUDANÇA QUE QUER VER NO MUNDO” - MAHATMA GHANDI

1 comentário:

  1. Está aqui uma bela ferramenta informativa indispensavel para qualquer individuo que queira se tornar mais consciente, ético e civico.

    Sem qualquer dúvida que estou agradado com a extensidade do trabalho, que demonstra uma grande pesquiza e organização. No fundo todos nós queremos caminhar para este estilo de vida como também atrair mais pessoas que o adoptem.

    E como foi dito no texto também é necessário activismo, que é a ferramenta chave para atrair e consciencializar cada vez mais pessoas. Penso que poderiamos, se for essa a vossa vontade, encontrarmo-nos na tentativa de desenvolver uma iniciativa juntos. Ideias irão surgir, mas o importante é que a vontade essa existe. O nosso contacto é - react.movement@gmail.com | e podem também encontrar algumas das nossas ideais em - www.reactmovement.blogspot.com | www.myspace.com!reactmov .

    Um dos apontamentos essenciais deste texto é a tal lei dos R's. À bem pouco tempo esse principio era apenas constituido por 3 R's, e agora já são 5! Mostra um desenvolvimento da propria consciencia ecológica.

    Outro dos apontamentos interessantes que eu próprio desconhecia é em relação à educação. É realmente de extrema importancia a educação que transmitimos às nossas crianças, pois isso vai ditar o papel que elas vão ter na nossa sociedade.

    Continuem o bom trabalho e sempre que precisarem de apoio em alguma iniciativa podem contar conosco.

    Hugo Azevedo
    ReAct Movement

    ResponderEliminar