quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Parabéns Surfrider Foundation

Surfrider Foundation faz 25 anos
A Surfrider Foundation é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à protecção e aproveitamento dos oceanos, praias e ondas do mundo, através da conservação, activismo, pesquisa e educação. Foi fundada em 1984 por um grupo de surfistas em Malibu, na Califórnia. É, hoje em dia, uma fundação que tem mais de 50.000 membros e filiações noutros países, como a Austrália, o Japão, França e Brasil.
Este ano a Surfrider Foundation completa 25 anos de existência e já possui uma vasta lista de “vitórias”, conseguidas através de iniciativas estratégicas, que se baseiam em melhorar a qualidade da água, praias limpas, melhores acessos para as praias e a protecção de locais especiais. Possuem também áreas de educação direccionadas para estudantes de várias idades, desde uma base de dados de A a Z com artigos sobre o ambiente, como programas que promovem a pesquisa académica das zonas costeiras.
A filiação em França criou mais tarde, em 1990, a Surfrider Foundation Europe, que possui os mesmos objectivos que a Surfrider Foundation internacional, mas mais direccionados para a zona Europeia.
Existe também já a Surfrider Foundation representada em Portugal, com sede em Viana no Castelo, e, se bem que ainda esteja em crescimento, houve já 13 edições da campanha “Iniciativas pelo Oceano”, onde o objectivo era a limpeza de praias, lagos e rios.
É de salientar que estas fundações funcionam através de voluntariado e donativos, o que quer dizer que é necessário o apoio de todos nós para que as praias e oceanos sejam protegidos e preservados!
Quando saírem da praia lembrem-se de deixar apenas as pegadas para trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário